10 sugestões de Brincadeiras nas Férias

10 sugestões de Brincadeiras nas Férias
2 anos atrás

Sem ideias para as férias escolares? Calma, temos algumas dicas de brincadeiras que podem ser úteis a você! Preparamos uma lista com 10 sugestões de atividades, brincadeiras e programas para bons momentos com as crianças em família. Confira só:

1 – Pote da brincadeira

Faça uma lista de brincadeiras e atividades, como pintar, desenhar, jogar um jogo específico (memória, quebra-cabeça, etc.), ler um livro e assim por diante. Conte com a ajuda das crianças na elaboração da lista, pedindo para elas citarem as brincadeiras favoritas. Quando tiver um bom número de sugestões, recorte a lista em papéis menores, dobre e coloque tudo em um pote, que será o pote da brincadeira. Assim, quando as crianças não souberem o que fazer, você pode sugerir que elas tirem um papel com uma ideia, em uma espécie de sorteio.

2 – Cartaz da rotina

Mesmo nas férias a rotina é importante, para dar segurança e tranquilidade para as crianças. Então, você pode chamar seu filho(a) para fazer um cartaz da rotina de férias. Ele pode desenhar ou procurar figuras ou fotos em revistas e jornais para sinalizar cada ação do dia, como tomar banho, almoçar, dormir, brincar, passear etc.

Lembre-se de deixar um espaço para brincadeiras livres e passeios especiais de férias. O cartaz pode ajudar inclusive a controlar o tempo de eletrônicos com maior aceitação por parte dos pequenos (pela clareza na definição de limites).

3 – Imitação

Chama a família toda para brincar, se sentam em círculo. Começa com um participante fazer um gesto, como bater as mãos, ou bater os pés. O vizinho da direita deve repetir o gesto. (Lembre-se de adaptar a brincadeira para o nível de compreensão do seu filho, se ele não entende o que é direita forneça ajuda para ele dizendo: “olha eu irei fazer um gesto você vai observar e depois deverá fazer igual a “mamãe ou o papai”). Cada jogador deve, na sua vez, repetir todos os gestos dos seus precedentes e acrescentar um novo movimento.  Utilize objetos para realizar imitação com objetos, lembre-se o segredo é deixar tudo muito divertido!

4 – Amarelinha

Com giz ou fita adesiva, desenhe a amarelinha. A primeira pessoa vai para o início da amarelinha e de lá atira a pedrinha no número 1. Sem colocar o pé nessa casa, ela atravessa o diagrama ora pulando com os dois pés, quando tiver uma casa ao lado da outra, e ora com um pé só. Quando chegar à outra extremidade, faz o percurso oposto e volta para apanhar a pedra, sem pisar na casa em que ela está repetindo o mesmo procedimento até que percorra todas as casas. A criança não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-la fora da amalerilinha. Se isso acontecer, ela perde a vez. Vence quem completar primeiro o percurso. (aqui mais uma vez, você deve adaptar as habilidades e dificuldades do seu filho).

5 – Galeria de arte

Que tal criar uma galeria de arte com os trabalhos dos pequenos? Você vai precisar de um barbante e grampos de pendurar roupa. Basta fixar o barbante em uma parede (você pode usar uma fita ou dupla-face), de preferência na altura da criança, para ela poder interagir com o mural.

Pode inclusive ser uma decoração permanente para o quartinho de seu filho(a). Ele(a) com certeza vai adorar!

6 – Cozinhando em família

Bolo, cupcake, biscoitos ou cookies. As opções são muitas na hora de cozinhar em família. As crianças adoram especialmente a parte da meleca, como colocar a mão na massa, aprender a quebrar os ovos, etc. Diversão (e bagunça!) garantida.

7 – Cinema em casa

Ótima sugestão para os dias frios ou de chuva. Vocês podem escolher um filme, preparar a pipoca e curtir embaixo das cobertas! Lembrem-se vocês pais são os maiores reforçadores dos seus filhos!

 8 – Momento da leitura

Os pequenos adoram histórias. Então, vale a pena caprichar na leitura, usando imitações, vozes dos personagens, ursinhos de pelúcia, instrumentos musicais e outros recursos. Solte sua imaginação. Aproveite esse momento para fazer pequenas perguntas sobre a história sem que seja com função de aprendizagem, aproveite cada momento com seu filho!

9 – Revistas de atividades

As crianças adoram essas revistas, uma salvação para distrair os pequenos em casa e inclusive em restaurantes ou momentos de espera. As opções de atividades são muitas: pintar, ligar os pontos, achar os erros, caça-palavras …

10 – Hora da fantasia

As crianças geralmente possuem fantasias em casa, seja de algum herói, princesa ou personagem favorito. Então, proponha brincar de fantasia! Vocês podem criar histórias, dançar ou até fazer pequenos teatros.

Gostou das dicas?

email

Se inscreva em nossa newsletter

Fique por dentro das novidades e promoções

Assinar
Precisa de ajuda? Converse conosco