COMO FAZER LAVAGEM NASAL EM CRIANÇAS?

COMO FAZER LAVAGEM NASAL EM CRIANÇAS?
2 anos atrás

A lavagem nasal é um excelente método de prevenção de gripes e resfriados. Mas deve ser feita com cuidado nas crianças para evitar otites.

A lavagem nasal é indicada para aliviar sintomas de gripes, resfriados e sinusite, a fim de diminuir a inflamação das vias aéreas e a formação de muco que entope o nariz. Mas nem sempre a criança vai colaborar com o procedimento, que consiste em introduzir um dispositivo (garrafinha, aspirador nasal, conta-gotas) contendo soro fisiológico em uma das narinas por vez. 

Muitas crianças choram e, os pais desesperados, na ânsia de terminar logo o procedimento, acabam exercendo muita força e pressão no dispositivo. Como as crianças têm a tuba auditiva (canal que liga o nariz até a orelha média) mais curta e horizontal, isso facilita o refluxo de líquidos para os ouvidos, principalmente se a criança estiver deitada.

Se a solução “escapa” do nariz e fica parada no ouvido, com o passar dos dias pode começar um processo infeccioso na região (otite) . 

“A lavagem nasal é um excelente método de desobstrução das narinas. Entretanto, deve ser feita de forma segura, de preferência usando dispositivos adequados, como as garrafinhas vendidas em farmácia que já vêm com sachês de cloreto de sódio. A criança deve estar sentada ou de pé, com a boca ligeiramente aberta. Não indico o uso de seringa, por conta da pressão. Isso é muito importante, porque já atendi muitos pais que trouxeram crianças com inflamação no ouvido devido a lavagem mal feita”, explica a otorrinolaringologista dra. Maura Neves.

Dicas para uma lavagem nasal segura

  1. Evite o uso de seringas, por conta da pressão que elas exercem. Se a criança oferecer muita resistência, não force. Além disso, se o nariz estiver muito entupido, é recomendável consultar um pediatra;
  2. Se for fazer a lavagem em bebês, o ideal é utilizar um aspirador nasal, vendido em farmácia e na internet. Faça o procedimento após um banho morno, porque o vapor pode ajudar a dissolver a secreção;
  3. O volume de soro fisiológico deve ser adequado ao tamanho do paciente. Para bebês e crianças, utilize 5 ml de soro em cada narina; já os adultos necessitam de 20 ml. Pode se fazer a lavagem até três vezes ao dia;
  4. Durante a lavagem, mantenha a boca aberta, não deixe a criança inspirar o líquido e nem permita que ele desça até a garganta.
email

Se inscreva em nossa newsletter

Fique por dentro das novidades e promoções

Assinar
Precisa de ajuda? Converse conosco