Sintomas do nascimento dos primeiros dentes

Sintomas do nascimento dos primeiros dentes
2 anos atrás

Os primeiros dentes do bebê normalmente surgem a partir dos 6 meses de idade e pode ser facilmente notado, uma vez que pode deixar o bebê mais agitado, com dificuldade para comer ou dormir, por exemplo. Além disso, é comum que quando os dentes começam a surgir, o bebê comece a colocar todos os objetos que vê pela frente, na boca e tente mastigá-los.

Apesar de ser mais frequente que os primeiros dentes surjam a partir dos 6 meses, em alguns bebês os primeiros dentinhos podem aparecer logo a partir dos 3 meses ou perto do 1º ano de idade, por exemplo.

Alguns bebês podem não apresentar qualquer alteração no comportamento devido ao nascimento dos dentes, porém outros podem apresentar alguns sinais e sintomas, sendo os principais:

  1. Agitação e irritabilidade;
  2. Salivação abundante;
  3. Gengivas inchadas e doloridas;
  4. Vontade de mastigar todos os objetos que encontra;
  5. Dificuldade em comer;
  6. Falta de apetite;
  7. Dificuldade para dormir;
  8. Febre baixa.

Esses sinais são comuns de acontecer e para aliviar é importante apostar em medidas caseiras que possam ajudar a aliviar a dor e o desconforto causado pelo nascimento dos primeiros dentinhos.

O que fazer no nascimento dos primeiros dentinhos

Com o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, os pais podem aliviar a dor do bebê massageando as gengivas com as pontas dos dedos, utilizando pomadas anestésicas específicas, como a Camomilina, ou dando objetos e brinquedos frios para o bebê morder, como os mordedores ou palitinhos de cenoura depois de os colocar na geladeira.

Se o bebê ficar com o queixo vermelho e irritado por causa da baba, pode-se colocar o creme que se utiliza para as assaduras porque contém vitamina A e zinco, que ajudam a proteger e a regenerar a pele.

Como cuidar dos primeiros dentinhos

Assim que os primeiros dentinhos começarem a nascer, é recomendado que seja feita a escovação dos dentes com pasta de dentes com flúor adequada para uso infantil, pois possui a quantidade de flúor suficiente para garantir a saúde dos dentes. É importante que seja utilizada uma escova macia e que sejam feitos movimentos leves para evitar danos à gengiva.

email

Se inscreva em nossa newsletter

Fique por dentro das novidades e promoções

Assinar
Precisa de ajuda? Converse conosco